A termolaminação é valorização dos seu impresso.
Nos últimos anos, o mercado gráfico vem passando por várias mudanças, não apenas no aspecto financeiro, mas pelos desafios, como a concorrência que surgiu com a propagação da internet, a qual tem mudado o hábito de consumo das pessoas.
Não apenas os desafios mudaram, mas também novas oportunidades surgiram.
Existe um crescimento escalável do mercado que, em 2013 faturava R$ 46,8 bi e em 2019 já estava faturando R$ 48,2 bi, segundo a ABIGRAF – Associação Brasileira da Indústria Gráfica.
Apesar das crises, as pequenas empresas conseguiram permanecer lucrando.
A forma de se manter no mercado e ampliar as margens dos lucros está na adaptação as mudanças do mercado encarando essa nova realidade, diretamente ligada a inovação, equipamentos para impressão em grandes formatos e novas tecnologias, sendo um grande diferencial.
Um dos desafios do mercado gráfico, é encontrar caminhos para gerar maiores margens de lucros, pois, apesar da grande competição no mercado, sempre é possível se reinventar para crescer um pouco mais.
Neste sentido, hoje nós queremos falar sobre uma técnica que vem mudando a indústria e permitindo o crescimento do mercado. Estamos falando da Termolaminação. Neste artigo você verá:
- O que é a termolaminação;
- As dores do setor gráfico;
Dito isso, boa leitura.
O que é a termolaminação?
A termolaminação traz consigo o processo de laminar a quente, sendo uma grande aliada da tecnologia, visto que aumenta a beleza e qualidade, valorizando os materiais impressos.
O processo de laminação gráfica a seco (dry lamination) consiste na aplicação de um filme plástico brilhante ou fosco, sobre papéis e cartões. Esse filme é um plástico recoberto com uma resina termoplástica que ao ter contato com o calor, a temperatura cola no substrato.
Alguns dos produtos utilizados para a termolaminação são:
• BOPP Fosco
• BOPP Brilho
• PET Brilho
• PET Prata Metalizado
• Scuff Free (Anti Risco)
• Soft Touch
• Filmes 3D
As características de produção do processo térmico, permite ajustes rápidos para setup de máquinas, o que gera preços mais competitivos no mercado. Dessa maneira é possível atender as empresas que trabalham com impressão digital.
A Prolam, fornece uma linha de filmes para as gráficas que trabalham com equipamentos de termolaminação.
O problema mais comum é a falta de aderência do adesivo, referente a face interna do filme de termolaminação sobre o impresso, falta de aderência de verniz ou tinta sobre a face externa do filme. Para evitar a falta de aderência, deve-se realizar o teste de adesão da termolaminação.
As dores do setor gráfico
Sabemos que é extremamente necessário que os setores gráficos passem por um processo de modernização, pois, a cada dia a necessidade de acabamentos diferenciados aumentam.
As impressões gráficas ainda possuem uma grande demanda, embora o marketing digital esteja cada dia mais forte. Contudo os pontos físicos ainda são vistos com bons olhos por muitos, gerando a necessidade um atendimento preparado por parte das gráficas.
Empresas como a Prolam possuem uma linha de filmes já consagrados no mercado, como alto brilho e fosco, agregando ainda mais valor ao seu impresso.
Outro ponto importante é que tanto a termolaminação quanto o acabamento gráfico, são de grande valor para empresas do setor e principalmente para seu cliente final.
Estamos longe do tempo em que o acabamento gráfico não necessitará de atenção. Hoje a qualidade no acabamento é um dos principais diferenciais do serviço prestado, e aí que entra a termolaminação, como garantia de um acabamento diferenciado e por consequência maior visibilidade nos produtos oferecidos.
Diferencial da termolaminação
A chegada dessa nova tecnologia no Brasil, trouxe um grande avanço ao setor, tendo um impacto positivo tanto no aspecto visual dos impressos, como pelo ganho de proteção.
Essa qualidade superior é visível nas embalagens especiais, livros, cadernos, materiais promocionais, entre outros. A partir disso, entende-se que o faturamento pode aumentar.
Conclusão
Sabemos que a termolaminação ainda está em crescimento no mercado, sendo uma novidade para muitos. Sendo esse um momento propício para entrar e obter uma fatia maior do mesmo.
Quem atua no setor sabe a importância de acompanhar as tendências, utilizando os produtos termográficos como trunfo em suas estratégias, inovando nas operações.
O mercado está em constante transformação, com as gráficas oferecendo novos serviços, e trazendo alternativas para seus clientes.
Uma maneira de se posicionar no mercado é através do diferencial que a termolaminação oferece, “pensando fora da caixa” e um acabamento bem feito. Isso fortalecerá sua marca.
Se você deseja saber mais sobre produtos e serviços, basta deixar seu comentário abaixo que teremos o maior prazer em lhe atender.
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